O papillomavirus humano ( HPV) é um DNA virus, responsável pela papilomatose humana, ou verrugas. As verrugas anogenitais também são conhecidas como condiloma acuminado na presença de infecção genital pelo HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV e mais de 40 deles podem causar doença condilomatosa.

hpv1

A infecção pelo HPV é a DST ( doená sexualmente transmissível ) mais comum nos Estados Unidos. Estima-se uma incidência de 137 mil novos casos por ano no Brasil e cerca de 10 a 20% da população tem HPV.

A transmissão ocorre pelo contato direto pele a pele, preferencialmente pela via sexual. Não existe um interval mínimo entre a contaminação e o estabelecimento da doença. Apresenta um periodo de incubação que pode variar de semanas, anos ou décadas.
O diagnostico é feito usualmente pela visualização ou palpação das lesões condilomatosas em sua fase clinica.

Existem vásrios tipos de tratamento para o hpv ( laser, excisão cirúrgica, eletrocoagulação…) que devem ser discutidos entre o medico e o paciente. O paciente precisa estar informado que o periodo de incubação pode ser longo e variável e sua recorrência pode acontecer.

Recentemente houve a liberação da vacina HPV ( 6-11-16-18 ) para homens de 9 a 26 anos, com o objetivo de reduzir a transmissão do HPV, consequentemente impactando no declínio de cancer de colo de uterino, alem de previnir o aparecimento de lesões condilomatosas.

Agende uma consulta e tire suas dúvidas.

Dr. Felipe Delgado / Centro Brasileiro de Urologia Fone: 2338-3600 / 30456436

Esta página foi útil?

Seus comentários ajudam a aperfeiçoar este site.

Redes Sociais

Compartilhe esta página com os amigos, família e clientes

© 2014 Centro Brasileiro de Urologia
pwr md