Pedras nos rins podem ser dolorosas e causar danos se não forem tratadas adequadamente. Elas não só causam dor ao urinar, mas também aumentam o risco de desenvolver outras doenças.

Geralmente, os homens são mais propensos a desenvolver pedras nos rins do que as mulheres. Isso se dá a vários fatores, como ter uma dieta com mais sal e proteína e por não beber bastante líquido.

Confira quatro dicas para prevenir as pedras nos rins:

1.     Beba bastante líquido.

   As pedras nos rins são mais propensas a se formarem quando não há líquido suficiente no corpo para eliminar os minerais. 

Para manter uma boa ingestão de líquidos, beba pelo menos oito copos de água por dia. Além disso, verifique sempre a cor da sua urina. Amarelo claro ou palha significa que você está bem hidratado. Se estiver amarelo escuro ou âmbar, você precisa beber mais líquidos.

2. Coma menos sal.

Dietas ricas em sódio aumenta o risco de cálculos renais. Esses alimentos podem atrapalhar a reabsorção de cálcio nos rins, o que pode levar à formação de cálculos.

3. Limite o consumo de proteínas animais.

Carnes, aves e peixes são as principais fontes de purinas na dieta. Esses compostos se transformam em ácido úrico e se grandes quantidades forem armazenadas na bexiga, podem formar cálculos renais.

4. Evite certos medicamentos:

Eles podem aumentar o risco de desenvolver cálculos renais, tais como:

  • Diuréticos;
  • Descongestionantes;
  • Inibidores de protease;
  • Anticonvulsivantes;
  • Esteróides.

Se você descobriu que tem pedras nos rins, existem várias opções de tratamento para ajudá-lo a removê-las e evitar a formação de novas pedras.

Os médicos do Centro Brasileiro de Urologia são especializados em tratamentos da saúde urológica.  Não deixe para depois para cuidar dos seus rins, pois são órgãos vitais para o bom funcionamento do seu organismo.

Marque seu atendimento pelo telefone (11) 3046-3690 ou clique no link.