A presença de sangue no sêmen é conhecida como hematospermia. Ela pode causar preocupação, porém é provável que não seja nenhum sinal de um grande problema de saúde.

A hematospermia é comum de acontecer? 

É um pouco difícil avaliar o quanto este distúrbio acontece, principalmente porque os homens não costumam observar o sêmen após a ejaculação. Ter sangue no esperma pode afetar homens de qualquer idade, mas é mais comum em homens de 30 a 40 anos.

Mas, é normal? 

Não, não é normal. Entretanto, as causas podem ser simples:

  • Rompimento de um vaso sanguíneo que rompe durante a ejaculação;
  • Procedimento urológico realizado recentemente, como vasectomia ou biópsia de próstata;
  • Lesão no sistema reprodutor masculino (testículos, canal deferente, vesícula seminal, próstata).
  • Infecção.

Sangue no esperma é sinal de perigo? 

Embora seja assustador ver sangue no sêmen, raramente é sintoma de um sério problema de saúde. No entanto, é importante avaliar a causa, principalmente se o sangue aparecer com frequência.

Como o urologista irá investigar o problema? 

O urologista deverá analisar o histórico médico do paciente, perguntando sobre os sintomas, quando notou o sangue pela primeira vez, com que frequência viu o sangue e sobre suas práticas sexuais. 

O paciente também será questionado sobre os medicamentos que toma, se passou por algum procedimento médico recente, tem algum distúrbio hemorrágico ou se tem algum sintoma de infecção do trato urinário.

Após esta avaliação, o médico poderá realizar um exame físico para verificar se há caroços, inchaço, vermelhidão ou secreção nos órgãos genitais, exame retal para verificar se há inchaço, sensibilidade ou nódulo na próstata e checar a pressão arterial. 

Além disso, outros exames de laboratório podem ser solicitados, como cultura de urina, teste de ISTs e teste de antígeno específico da próstata (PSA).

Quando devo consultar um médico?

É importante consultar um médico sempre que aparecer algum sintoma incomum, pois uma doença tratada no começo é mais fácil de ser curada.

Para agendar um horário com os especialistas do CBU, ligue para o telefone (11) 3046-3690 ou envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 94479-6009 ou clique no link!