O que são essas pedras que se formam nos rins?

A pedra que se forma nos rins é uma massa de pequenos cristais no rim ou no trato urinário. Elas são bastante comuns e podem se formar em semanas ou meses.

Quais os tipos mais comuns?

Existem vários tipos de pedras nos rins. As pedras de cálcio são o tipo mais comum e, geralmente, aparecem em homens de 20 a 30 anos. O cálcio e outras substâncias encontradas na alimentação como oxalato, fosfato ou carbonato podem ser os componentes na formação das pedras. Outros tipos de pedras são as de ácido úrico, de estruvita e de cistina.

Por que elas se formam?

O maior fator de risco para ter pedras nos rins é a pouca ingestão de água ou consumo de bebidas com alto teor de sódio.

Quais os sintomas?

É possível que uma pessoa não tenha nenhum sintoma durante um longo período. No entanto, a partir do momento que ela se movimenta pelo trato urinário e bloqueia o fluxo de urina, aparece um dos sintomas principais:  uma dor aguda e intensa que começa repentinamente.

Outros sintomas podem incluir cor anormal e sangue na urina, febre, calafrios, náuseas e vômitos. 

As pedras nos rins são doloridas, mas na maioria das vezes podem ser removidas sem causar grandes danos.

Atenção: essas pedras ou cálculos renais, como chamamos na Medicina, geralmente voltam se a causa não for encontrada e tratada. Por isso, acompanhe sempre sua saúde através de um check up periódico.

Agende sua consulta com o Centro Brasileiro de Urologia, clínica especializada em saúde do sistema urinário, saúde do homem, vasectomia, reversão de vasectomia e outras doenças urológicas.

Marque seu atendimento pelo telefone (11) 3046-3690 ou Whatsapp (11) 94479-6009.