Uma infecção do trato urinário (ITU) é quando agentes bacterianos entram na uretra e seguem até a bexiga.  

Crianças pequenas têm um risco maior de danos nos rins ligados à ITU do que crianças mais velhas ou adultos.

Estima-se em que para cada 100 crianças, 8 meninas podem vir a ter ITUs, enquanto apenas 2 meninos contrairiam a infecção.

Como funciona o trato urinário?

O trato urinário é formado por órgãos que produzem, armazenam e eliminam a urina.

A urina é produzida nos rins e segue pelos ureteres até a bexiga. Nas crianças, a bexiga pode armazenar em torno de 30 ml de urina para cada ano de idade. Uma criança de 4 anos, por exemplo, pode manter de 118 a 178 ml de urina na bexiga, o que corresponde a dois terços de uma xícara.

Os rins também equilibram os níveis de substâncias como sódio, potássio, cálcio, fósforo e verificam a acidez do sangue.

Alguns hormônios também são produzidos nos rins. Esses hormônios ajudam a controlar a pressão arterial, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e ajudam a fortalecer os ossos.

A urina, normalmente, não contém bactérias e o fluxo unidirecional ajuda a prevenir infecções.

Sintomas das infecções do trato urinário

Na maioria das vezes, quando uma infecção deste tipo se instala, os revestimentos da bexiga, uretra, ureteres e rins ficam vermelhos e inchados.

As crianças mais velhas podem queixar-se de dor na região inferior da barriga ou nas costas, além de precisarem urinar com frequência. Elas podem reclamar que sentem ardor ao urinar e ter pouco fluxo de urina. Um sintoma oposto é a falta de controle para segurar o xixi, além de enurese noturna (xixi na cama).

Se seu filho ainda for muito pequeno e não conseguir expressar o que ele sente, os sinais provavelmente serão vagos. Ele pode apenas ter febre alta, não querer comer ou ficar de mal humor. Às vezes, a criança terá apenas febre baixa, fezes moles ou simplesmente não parecerá saudável. O odor da urina pode ser diferente do habitual, com cheiro desagradável.

Se o seu filho tiver febre alta e parecer doente sem um motivo claro (como coriza ou dor de ouvido), você deve levá-lo a um médico.

Se a causa for uma infecção e não for tratada imediatamente, a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção com risco de vida ou danos duradouros nos rins.

As ITUs podem ser prevenidas em crianças?

Sim, certos hábitos podem ajudar a prevenir essas infecções.

Confira, a seguir, alguns deles:

– Esvaziar a bexiga várias vezes é uma das melhores defesas do corpo contra infecções do trato urinário;

– Beber mais líquidos aumentará o fluxo de urina, limpando o organismo;

– Algumas crianças são mais propensas a ter ITUs e antibióticos em baixas doses podem ajudar.

Se seu filho apresentar algum sintoma ou comportamento suspeito, agende uma consulta médica.

Para agendar um horário com os especialistas do CBU, ligue para o telefone (11) 3046-3690 ou envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 94479-6009 ou acesse aqui.