A tecnologia a serviço da saúde

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens. Mas a notícia boa é que também é um dos tipos de câncer mais facilmente tratáveis por um médico urologista.

Atualmente, o tratamento conta com a cirurgia de próstata robótica que, dentre inúmeros benefícios, favorece a recuperação do paciente.

Quais os benefícios da cirurgia robótica?

Ela é especialmente vantajosa por ser uma prática minimamente invasiva. Com visão tridimensional e aumentada, permite movimentos mais delicados e precisos.

Cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata

A cirurgia robótica ou prostatectomia robótica assistida é uma evolução da cirurgia laparoscópica, feita com auxílio de um robô. O robô é composto de 3 máquinas: a unidade do paciente, a unidade controlada pelo cirurgião e a unidade de integração.

O robô apenas segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera de alta definição, um cirurgião auxiliar fica junto ao paciente ao lado do robô. Já o cirurgião principal fica sentado em um console, dentro da sala cirúrgica, a alguns metros do paciente controlando o procedimento.

A visão que o cirurgião tem do campo operatório é tridimensional e a câmera é controlada pelo próprio cirurgião. O que garante um posicionamento sempre adequado e ótima definição de profundidade.

Além disso, o robô reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo uma ampla liberdade de movimento mesmo que o médico tenha um pequeno tremor, ele será filtrado e não é transmitido ao robô.

​​Cirurgia robótica vs Cirurgia convencional

A prostatectomia assistida robótica oferece muitas vantagens sobre a cirurgia convencional. Mas a primeira delas é o fato deste novo procedimento não exigir grandes cortes como na cirurgia convencional.

Além disso, o risco de sangramento é bem menor, o paciente tem menos dor no pós-operatório, fica menos tempo internado e recupera de forma mais rápida, podendo voltar rapidamente a sua vida normal.

Quanto tempo dura o procedimento?

A cirurgia de próstata por robótica leva, em média, 2 a 4 horas para ser realizada. Mas tudo vai depender muito do estado clínico do paciente e se há dificuldades técnicas envolvidas.

Para que o procedimento seja tranquilo e sem intercorrências, é ideal que o paciente faça um acompanhamento prévio da doença com um médico especializado em cirurgia robótica.

Para esclarecer dúvidas pontuais sobre o tema, agende uma teleorientação pelo nosso site. Ou se preferir, solicite uma consulta com os urologistas do CBU, clicando aqui.