Uma pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio do Laboratório Adium, revela que o câncer é a doença urológica mais temida pelos homens brasileiros, sendo apontado por 58% dos entrevistados.

Dados da pesquisa

A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa IDEIA, envolveu homens acima de 40 anos de todas as regiões do Brasil e trouxe à tona dados preocupantes sobre a saúde masculina.

Segundo o estudo, 46% dos homens só buscam atendimento médico quando percebem algo diferente em sua saúde, e esse percentual sobe para 58% entre aqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A relutância em procurar um médico para exames de rotina pode ser um dos fatores que contribuem para a expectativa de vida masculina ser sete a oito anos menor que a das mulheres.

As doenças mais temidas

Além do câncer, a impotência sexual é a segunda doença mais temida, afetando 37% dos homens. O exame de toque retal, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, ainda desperta receio em 14% dos homens, especialmente aqueles com mais de 60 anos.

O desconhecimento também é um problema significativo: enquanto 75% dos entrevistados disseram estar cientes do câncer de próstata, apenas 43% conhecem a hiperplasia benigna da próstata (HPB), uma condição prevalente que afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos.

Recomendações médicas

A pesquisa destacou que homens a partir de 50 anos, ou aqueles em grupos de risco (como afrodescendentes ou com histórico familiar de câncer de próstata), devem realizar exames regularmente para garantir a detecção precoce de problemas de saúde urológicos.

Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividades físicas, alimentação balanceada e cessação do tabagismo, pode ajudar a reduzir o risco dessas doenças.

O CBU enfatiza a importância de consultas regulares ao urologista, mesmo na ausência de sintomas, como forma de garantir a saúde masculina e prevenir complicações graves. Afinal, quando se trata de saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU, ligue para (11) 3046-3690 ou envie um WhatsApp para (11) 94479-6009 ou clique aqui e faça o agendamento online.