Felizmente, a expectativa da vida tem crescido.

Hoje, vivemos mais.

Mas será que basta viver mais anos?

O ideal mesmo é viver mais e com a manutenção da qualidade de vida. Para isso, o hormônio da testosterona se faz extremamente necessário, uma vez que afeta funções vitais na saúde do homem.

O que é a testosterona?

Trata-se de um hormônio masculino (andrógeno) produzido nos testículos, atuante em diversos sistemas. Ele é responsável por masculinizar o indivíduo, dando a ele características típicas de um homem (voz grossa, aumento de pelos, maturação genital, produção de espermatozoides). Além disso, impacta também no desejo sexual, no crescimento ósseo, no aumento da massa muscular e na redução da gordura corporal.

Diminuição do hormônio: motivos

A queda da testosterona acontece gradativamente após os 40 anos de idade, no homem. Para alguns, esta queda acontece após os 50, 60 ou 70. Não existe um padrão cronológico unânime, como no caso da menopausa.

Nomeado Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), seu diagnóstico pode ser feito analisando os sintomas clínicos ou com a dosagem do hormônio através de exame de sangue.

Quais sintomas evidenciam sua queda

Sinais do DAEM são:

– baixo desejo sexual;

– ereção menos rígida;

– alterações de humor;

– irritabilidade;

– dificuldade de concentração;

– problemas na memória;

– perda da massa muscular e óssea;

– aumento do percentual de gordura corporal.

Tratamento

Após diagnosticar a queda da testosterona, o Urologista poderá prescrever a reposição hormonal. Esta pode ser feita através de injeções intramusculares (aplicações a cada 15 dias) ou por meio de gel tópico.

O paciente que inicia o tratamento deve manter acompanhamento contínuo com seu médico para monitorar exames e possíveis surgimento de efeitos colaterais.

Se você sente sinais sugestivos ao Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, agende uma consulta com o seu Urologista.

Para agendar com um dos especialistas do Centro Brasileiro de Urologia, clique aqui ou envie um WhatsApp para (11) 94479-6009.