Muitos homens notam a presença de “bolinhas” ou “espinhas” ao redor da glande no pênis.

Em alguns casos elas são mais evidentes e, em outros, quase não aparecem.

Essas bolinhas que são estruturas presentes no pênis desde o nascimento são chamadas Glândulas de Tyson e são responsáveis por produzir produzir um líquido que lubrifica o órgão sexual masculino e auxilia a penetração durante a relação sexual.

Normalmente, não há necessidade de que seja feito tratamento para as glândulas de Tyson caso elas estejam aparentes. Isso porque se trata de uma alteração normal e benigna.

No entanto, alguns homens ficam de fato incomodados chegando ao ponto de evitar situações de contato íntimo e podendo até desenvolver problemas de autoestima por causa das glândulas de Tyson.

Apesar de não causar nenhum tipo de sintoma e não haver causa relacionada ao seu aparecimento, existem tratamentos disponíveis para melhorar o desconforto estético que as glândulas de Tyson causam em alguns pacientes.

Opções de tratamento para as glândulas de Tyson

– Cauterização: esta técnica consiste em usar uma corrente eletrônica, sob anestesia local, para cauterizar essas glândulas e removê-las da glande.  

– Pequena cirurgia: o médico aplica anestesia local e depois utiliza um bisturi para remover as glândulas. Esta técnica pode ser feita no consultório por um urologista experiente.

Como são procedimentos rápidos e com pouco invasivos, geralmente, são realizados no ambulatório.

Logo após o procedimento, o paciente pode voltar para casa. Ele vai precisar tomar alguns cuidados específicos com a região e utilizar analgésicos via oral.

A presença das glândulas de Tyson não está relacionada a nenhuma doença contagiosa e, por isso, também não é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Muitas vezes, estas lesões podem ser confundidas com verrugas genitais provocadas pelo vírus HPV. Mas a única forma de confirmar o diagnóstico é por meio da consulta com um especialista.

Então, como sempre reforçamos por aqui, em caso de dúvidas ou alguma situação fora da rotina, busque a avaliação de um médico urologista.

Gostaria de saber mais a respeito? Entre em contato conosco.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.