É muito boa a sensação de saúde e bem estar, não é mesmo?

A saúde urológica pode ser mantida com visitas regulares ao seu urologista.

E, além disso, o seu corpo te dá sinais de que está funcionando em perfeito estado.

Sistema urinário

Se você está fazendo xixi de forma regular já é um excelente sinal. O bom funcionamento inclui: ausência de urgência para urinar; urina amarela clara; ausência de dor, ardor, prurido ou força para urinar; jato urinário regular; não perder urina durante esforços (atividade física, espirro, tosse, etc).

Dores que podem evidenciar disfunções do trato urinário: dor nos flancos ou na região lombar baixa, dor suprapúbica, dor no abdômen, sensação de peso nas regiões perineal e retal e urina vermelha.

Sistema Reprodutor

Observar se as funções estão ocorrendo normalmente, tais como a ereção e a ejaculação são algumas das formas de avaliar clinicamente este sistema.

O esperma deve ser volume e cor normais e ausência de sangue. Você precisa relatar ao seu urologista caso perceba inchaços, pigmentação ou dores nos testículos.

Exames laboratoriais

Além da auto-observação, é imprescindível que o homem visite um urologista para a realização de exames laboratoriais. Isso porque algumas doenças são silenciosas e não demonstram sintomas clínicos.

Exames mais comuns solicitados no check up urológico:

– Hemograma

– Dosagem dos níveis de Colesterol (Total e Frações) e Triglicerídeos

– Insulina e Glicemia

– Tireóide – T3, T4 TSH

– PSA (homens acima de 40 anos)

– DSTs: antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); teste de detecção de sífilis; e pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C

– Espermograma (fase adulta e fértil)

– Exame de Urina

– Ultrassom (em alguns casos)

Além dos exames mencionados acima, é importante sempre manter a carteira de vacinação em dia.

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.