A Urologia é uma das especialidades cirúrgicas mais impactadas pelo envelhecimento, assumindo uma posição singular na prestação de cuidados na terceira idade.

Os urologistas cuidam do bem-estar físico e emocional do adulto idoso. Um exemplo muito comum ocorre quando se tem a necessidade tratar o controle da micção e a incontinência urinária.

Quando se chega na faixa etária acima dos 65 anos (na terceira idade), existe uma incidência grande de infecção urinária de repetição, sendo sua incidência semelhante entre homens e mulheres.

Nos homens, isso acontece por conta de distúrbios de esvaziamento vesical causados pela obstrução urinária pela próstata ou neuropatias. Nas mulheres, outros fatores como a menopausa, o sobrepeso, a obstipação, o uso de forro (fraldas e absorventes) podem contribuir para esses problemas.

As principais doenças urológicas da terceira idade são:

Dor ao urinar (disúria)

Na maioria das vezes ligada à infecção urinária, pode ser sintoma também de hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata ou câncer de bexiga.

Bexiga hiperativa

Ocorre quando o músculo da bexiga (detrusor) contrai-se de forma involuntária durante a fase de enchimento da bexiga. Isso causa uma necessidade urgente de urinar sem estar com a bexiga totalmente cheia.

Hiperplasia Prostática Benigna

É caracterizada pelo crescimento nodular da próstata por ação da testosterona. Ocorre a compressão da uretra com dificuldade na passagem da urina, acarretando piora na qualidade de vida do paciente na terceira idade.

Câncer de próstata

A idade avançada é um dos fatores de risco, pois 75% dos casos ocorrem em homens acima dos 65 anos.

Insuficiência renal

É a perda de capacidade dos rins de filtrar o sangue e remover excessos de substâncias nocivas ao corpo.

Durante essa fase mais delicada do envelhecimento, muitos idosos na terceira idade demandam cuidados de saúde e tratamentos complexos.

Por isso, o acompanhamento regular com o médico urologista é fundamental para a prevenção e a detecção precoce de diversas doenças.

Para agendar uma consulta com um dos profissionais do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento on-line.