Excesso de pele prepucial. Entenda as complicações e tratamento para a fimose.

Você já ouviu falar em pele prepucial? O pênis é coberto por uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Esta pele recebe o nome de prepúcio. A característica principal da fimose é justamente a presença da pele prepucial impedindo que o indivíduo consiga expor a glande de seu pênis para fora total ou parcialmente. No caso de pacientes que são capazes de exteriorizar a glande, esta pele é apenas um excesso prepucial e é classificado como o grau mais leve de fimose.

Quais as consequências do excesso de pele prepucial?

Quando o paciente possui o excesso de pele e tem dificuldade de expor a glande, a higiene do local é bastante dificultada. O acúmulo de resíduos no local pode desencadear infecções acompanhadas de coceiras, dor, vermelhidão. Sabe-se que o excesso de pele prepucial, por faciliar o acúmulo de fungos e bactérias, principalmente nos pacientes diabéticos e também é fator de risco para a contração do HPV e até ao câncer de pênis.

A Fimose ocorre apenas em crianças?

Não! Ao contrário do que muitos pensam, a fimose pode ocorrer na infância, adolescência, na vida adulta e até mesmo no idoso. Existem dois tipos de fimose:

– a fimose congênita é aquela em que a criança apresenta já ao nascer;

– a fimose adquirida é aquela que piora com o passar dos anos, podendo ocorrer em qualquer idade.

Quais são os tratamentos para fimose?

Em geral, na forma congênita pode-se iniciar o tratamento com pomadas. Na fimose adquirida a cirurgia de fimose é a melhor opção. É considerada uma cirurgia simples e praticamente indolor. É utilizado creme anestésico antes da anestesia local para evitar desconfortos no paciente.

No CBU, realizamos a cirurgia de fimose em nossos centros cirúrgicos, equipados e estruturados para oferecer segurança e conforto ao indivíduo.

Os cuidados pós operatórios são tão importantes quanto a cirurgia e por isso fazemos o acompanhamento de cada paciente até sua completa recuperação.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento on line