Apesar de parecer algo simples de ser tratado à primeira vista, uma infecção urinária pode ser grave e afetar seus rins de forma definitiva.

Vamos falar sobre 3 tipos de infecção urinária. A principal diferença entre elas está na região do corpo humano em que ela age.

CISTITE

A cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. No geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Sintomas:

• Necessidade urgente de urinar com frequência;
• Quantidade pequena de urina;
• Ardor durante a micção;
• Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
• Sangue na urina nos casos mais graves.

Tratamento:

Deve ser avaliado pelo médico, pois é necessário avaliar o tipo de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.

URETRITE

A uretrite é uma inflamação na uretra, que pode ser causada por um traumatismo interno, externo ou pela infecção com algum tipo de bactéria, que pode afetar tanto homens como mulheres.

Existem 2 tipos principais de uretrite:

1. Uretrite gonocócica;
2. Uretrite não-gonocócica.

Sintomas:

• Corrimento amarelo-esverdeado, em grande quantidade, purulento e com mau cheiro proveniente da uretra;
• Dificuldade e ardor ao urinar;
• Vontade de urinar frequente com pouca quantidade de urina;
• Pouco corrimento esbranquiçado, que se acumula após urinar;
• Ardor ao urinar;
• Coceira na uretra;
• Discreta dificuldade em urinar.

Tratamento:

O urologista irá indicar o medicamento de acordo com o tipo de uretrite.
Os sintomas de uretrite são parecidos com os de outro problema chamado Síndrome Uretral. Por isso, é necessária a avaliação médica com o urologista para o diagnóstico correto.

PIELONEFRITE

Trata-se de uma inflamação nos rins que normalmente acontece quando bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, causando inflamação e muito desconforto.

Existem 2 tipos principais de uretrite:

1. Pielonefrite aguda;
2. Pielonefrite crônica.

Sintomas:

• Dor na região lombar e pélvica;
• Dor abdominal;
• Dor e ardência ao urinar;
• Vontade constante de urinar;
• Urina com mau cheiro;
• Mal-estar e febre;
• Calafrios e suor excessivo;
• Náuseas e vômitos;
• Urina turva.

É um dos tipos mais graves pois, à medida que a bactéria se espalha nos rins, pode causar a perda progressiva da função desse órgão devido à inflamação, causando insuficiência renal e, consequentemente, falência renal.

É de extrema importância a avaliação de um urologista para o diagnóstico correto e, consequentemente, a indicação de um tratamento que seja eficiente e evite o agravamento do quadro do paciente.

Reconheceu algum dos sintomas ou possui alguma dúvida a respeito?

Agende uma consulta com um dos urologistas do CBU, clicando aqui ou ligando para o tel: 11 3046-3690.