Dor e dificuldade para urinar claramente são sintomas de que a saúde está comprometida. Este desconforto pode estar relacionado a diferentes causas e deve ser avaliado em conjunto com outros sinais. 

A dificuldade em eliminar a urina pode ter origem em várias doenças. A mais comum é a infecção urinária, bastante frequente entre as mulheres. Ela normalmente surge por causa da presença de bactérias que se instalam no aparelho urinário, comprometendo desde a bexiga até a uretra e os rins.

Quais os sintomas da infecção urinária?

A infecção causa dor, ardência, dificuldade para iniciar e manter a micção. A urina fica com a coloração alterada, com forte odor e, em casos mais sérios, pode até haver a presença de sangue.

Outra possível causa de dificuldade ao urinar é o uso de certos medicamentos. Remédios para tratamento de gripe, descongestionantes nasais e medicamentos para tratar incontinência urinária podem levar a uma dificuldade temporária para eliminar a urina.

Como os homens são impactados?

Para os homens, um aumento da próstata pode provocar uma pressão sobre a uretra. Esta situação pode fazer com que o fluxo da urina fique reduzido ou até preso. O aumento da próstata, neste caso, não é um indício de câncer, mas o que chamamos de hiperplasia benigna de próstata.

No caso da dificuldade ao urinar estar relacionado ao câncer de próstata, é sinal de que a doença já está em um estágio avançado. Além deste sintoma, é comum o paciente sentir dores lombares, observar a presença de sangue na urina, entre outros.

Ainda em situações de caráter inflamatório que ocorrem na próstata, a prostatite pode ser causada por bactérias ou não.

Quais os tipos de prostatite?

A prostatite bacteriana pode ser aguda, causando incômodos no sistema urinário com uma evolução rápida. Já a de origem crônica evolui lentamente, causando uma infecção urinária de difícil recuperação.

A prostatite não bacteriana é a inflamação na próstata em pacientes sem histórico de contato com bactérias pelo trato urinário. Por isso, é imprescindível manter os exames e avaliações em dia, principalmente para homens com mais de 40 anos.  

Nos casos de dor e dificuldade para urinar, o urologista poderá analisar cuidadosamente cada situação, considerando o histórico do paciente e o resultado dos exames adequados.

Agende sua consulta com os especialistas do Centro Brasileiro de Urologia, clínica especializada em saúde do sistema urinário, saúde do homem, vasectomia, reversão de vasectomia e outras doenças urológicas.

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3046-3690, envie uma mensagem para (11) 94479-6009 ou clique no contato aqui.