Nos dias de hoje, muitas pessoas ainda acreditam que o urologista é um médico que cuida apenas da saúde do homem. Mas isso é um engano.

O médico especialista em urologia é responsável por zelar pela saúde e pelo bom funcionamento do aparelho urinário dos pacientes sejam eles adultos, homens, mulheres, crianças ou idosos.

As mulheres podem sofrer com problemas urinários muito mais do que os homens. As queixas podem surgir em qualquer fase da vida, mas especialmente aparecem quando inicia-se a menopausa.

Muitas doenças que são comuns às mulheres, como a infecção urinária, por exemplo, podem e devem ser tratadas pelo urologista.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, cada vez mais mulheres irão ao consultório do urologista. Isso ocorre porque no período da menopausa quase metade desse público tem problemas na bexiga, principalmente de incontinência urinária aos esforços

A mulher deve buscar atendimento com o urologista quando perceber os seguintes sinais:

  • Problema envolvendo os rins;
  • Problema envolvendo os ureteres, a bexiga, a uretra;
  • Escapes de urina;
  • Dor ou incômodo ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Infecções urinárias recorrentes;

Dor nos rins, que geralmente se manifestam como dor nas costas, entre outros.

Neste momento, é importante buscar orientação para que o médico possa fazer uma avaliação criteriosa do que pode estar acontecendo. Dessa forma, ele conseguirá detectar precocemente problemas potencialmente mais sérios, como o câncer de bexiga ou dos rins.

Além dessas, várias outras doenças femininas devem ser tratadas pelo urologista. São elas: hiperatividade da bexiga, divertículo de uretra, fístula vesico-vaginal, tumores dos rins, da bexiga, do ureter e da uretra.

É importante saber que algumas patologias inclusive são assintomáticas. Por isso, faz-se necessário o acompanhamento do ginecologista juntamente com o urologista.

Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre o tema, agende uma teleorientação, pelo nosso site. Ou se preferir, solicite uma consulta com os urologistas do CBU, clicando aqui ou ligando para o tel: 11 3046-3690.