A dor nos testículos é considerada um dos principais sintomas que fazem com que o homem marque consulta com o Urologista.

Geralmente, não representa maiores problemas. Porém, ainda assim, é importante que se investigue, eliminando a suspeita de doenças mais graves.

Perceber os sinais do seu corpo é fundamental para estar com a saúde em dia.

Principais causas da dor nos testículos:

A dor testicular pode ocorrer devido à problemas do próprio órgão ou também por irradiação de outro local, como é o caso de infecções urinárias masculinas ou crises de cálculo renal.

Os casos mais graves da dor ocorrem quando existem sintomas associados, como febre e inchaço local.

Confira, a seguir, os principais:

VARICOCELE

A varicocele é a dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular, conhecida popularmente como varizes dos testículos. O principal sintoma associado à condição é a dor nos testículos acompanhada de sensação de peso na bolsa escrotal.

A maioria dos casos ocorre no testículo esquerdo, mas pode ser bilateral também. A varicocele é importantíssima de ser diagnosticada e é a principal causa tratável da infertilidade do homem.

Saiba mais sobre esta doença clicando aqui.

TORÇÃO DO TESTÍCULO

A torção do testículo é mais comum entre adolescentes de 12 a 18 anos, embora também possa ocorrer em indivíduos de outras idades. O sintoma da torção é dor repentina e de forte intensidade podendo inclusive irradiar para virilha e abdômen.

No caso de sintomas, recomenda-se buscar ajuda médica imediata para realização de exames físicos e exames de imagem.

E atenção: o tempo do diagnóstico é crucial para que o testículo afetado seja recuperado.

TRAUMA TESTICULAR

Traumas ocasionados por acidentes, agressões ou chutes. Dependendo da intensidade da batida, pode ser necessária reparação cirúrgica.

EPIDIMITE

A inflamação do epidídimo, órgão que armazena os espermatozoides, colado nos testículos, pode ser bastante desconfortável. Além da dor, a região pode ficar quente, vermelha e com aumento de volume. Pode ser provocada por vírus e bactérias, geralmente contraídas na relação sexual.

ORQUITE

Inflamação dos testículos devido à infecções virais ou bacterianas. A mais conhecida delas é a caxumba. Nestes casos de inflamação, como na orquite ou epidimite, é bastante comum que o paciente tenha febre alta associada.

OUTRAS CAUSAS

A dor nos testículos também pode estar associada a:

– relação sexual com forte excitação;

– hérnia inguinal;

– pedra nos rins;

– doenças osteomusculares (ortopédicas);

– cistos e tumores nos testículos;

– ou até mesmo não ter causa aparente.

No caso de sintomas, consulte imediatamente um médico Urologista e tire todas as suas dúvidas.

Para agendamentos de consultas com a equipe do Centro Brasileiro de Urologia, clique aqui 

Atenção: Todo nódulo testicular indolor em homens de 10 a 25 anos deve ser investigado imediatamente. Nesta situação, o paciente deve procurar o seu urologista o mais rápido possível.