O que é a Epididimite?

É a inflamação de um pequeno ducto chamado o epidídimo, que faz a ligação do canal deferente ao testículo e que é responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozóides produzidos pelos testículos.

Essa inflamação pode ocorrer por consequência de doenças, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hábitos e idade, fatores que afetam o funcionamento do sistema reprodutor masculino.

Principais sintomas de alerta:

– Febre baixa constante e calafrios;

– Dor intensa na região escrotal ou pélvica;

– Sensação de pressão nos testículos;

– Inchaço do saco escrotal;

– Caroço ou ínguas perto do testículo;

– Dor durante a ejaculação ou ao urinar;

– Presença de sangue no sêmen.

A Epididimite é dividida em duas classificações:

1. Aguda: onde ocorre inflamação, dores e edemas no epidídimo.
  2. Crônica: onde se apresentam os mesmos sintomas da primeira, porém as dores permanecem constantes por mais de 6 semanas. Em alguns casos, a versão aguda pode evoluir para a epididimite crônica.

O diagnóstico é realizado pelo urologista por meio da observação e palpação da bolsa escrotal. Além disso, pode ser recomendada a realização de exames de urina e ultrassonografia com Doppler para identificar a causa da inflamação.

Existe relação entre a epididimite e infertilidade?

A epididimite causa infertilidade nos casos crônicos, já nos casos agudos pode ser tratada apenas com antibióticos.

É comum que a doença se apresente em homens que costumam ter relações sexuais sem o uso de preservativos, configurando assim uma epididimite bacteriana.

A infertilidade é uma das complicações graves da doença. Porém, devido ao avanço da ciência, o homem pode se tornar pai biológico recorrendo à FIV (fertilização in vitro).

O tratamento deve ser orientado pelo urologista de acordo com a causa e intensidade dos sintomas, podendo ser indicado o uso de antibióticos ou medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto.

Sempre que surgem sintomas que possam indicar uma alteração nos testículos é importante consultar o urologista, para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.