Conheças os hábitos saudáveis que devem ser adotados em sua vida!

No Blog do Centro Brasileiro de Urologia, costumamos escrever sobre as principais patologias urológicas que acometem os homens. Explicamos os sintomas, diagnóstico e tratamento para que o paciente se sinta apoiado e orientado. Nesta matéria, teremos uma abordagem um pouco diferente. Focaremos na PREVENÇÃO das doenças urológicas. Muitas das medidas sugeridas a seguir são importantes para prevenir qualquer tipo de doença, já que todo seu organismo funcionará melhor.

Hábitos saudáveis promovem bem-estar holístico!

               Um estilo de vida mais saudável promove bem-estar em todas as partes do seu “eu”. Você notará melhorias em sua disposição física, mental, emocional, social e até sexual.

Vamos as dicas:

– Cuida da sua Nutrição! Comer deve ser um momento de prazer e leve. Não se cobre por adotar dietas radicais e impossíveis de serem cumpridas, mas fique atento as suas escolhas. Pequenas mudanças em seus hábitos alimentares, como dividir as calorias em pequenas porções, preferir alimentos naturais (aqueles da feira), com fibra (grãos, castanhas), proteína na quantidade adequada, carboidratos complexos (integrais, mandioca, batata doce, inhame, etc) em substituição aos simples (arroz branco, macarrão, farinha branca em geral). Você sente o resultado de uma alimentação equilibrada não apenas com as alterações estéticas, mas ao se perceber com mais energia, disposição, leve! Procure uma nutricionista para que ela entenda seus cotidiano, suas preferências e ajuste sua alimentação de uma forma personalizada, em que você seguirá sem grandes esforços.

– Pratique Atividade física! Você não precisa ser atleta, mas certamente existe algum esporte, dança, arte marcial ou atividade que te encanta. Comece se perguntando sobre aquilo que te dá prazer em fazer. Após escolher sua atividade, estabeleça uma meta de frequência, sendo no mínimo 3x por semana.

– Controle o seu peso! Não somente o peso, mas outros indicadores importantes, como a porcentagem de gordura corporal, a circunferência abdominal e o IMC. Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para alguns tipos de câncer, infarto, diabetes, AVC, entre outras doenças bem sérias. Sabemos que comer é gostoso. E não deve virar um peso o momento da alimentação, mas tente buscar prazer em outras atividades também. É tudo questão de equilíbrio.

– Evite substâncias nocivas! Álcool, drogas e tabaco também são fatores de risco para doenças graves. Busque um hobby saudável para substituir a falsa sensação de prazer encontrada nestas substâncias.

– Agite sua vida social! Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Faz tempo que não encontra aqueles amigos antigos? Busque colocar novos entretenimentos na sua agenda. Reserve um espaço para a diversão, para sair da rotina. Isto irá manter sua mente saudável.

– Administre o stress! Busque formas de aliviar o stress diário e a sua forma de lidar com os problemas. Terapia holístca, psicanálise, meditação, acupuntura, religiões, praticar esportes, assistir seu programa de TV favorito. Encontre o SEU momento.

– Vida Sexual Protegida! Relações sexuais são importantes para o bem-estar indivíduo. Importante alertar sobre o uso de camisinha, evitando assim a contração de DSTs.

– Saúde Preventiva! Visite seu médico de confiança regularmente para check ups. Prevenção e diagnóstico precoce são fatores-chave.

Consulte sempre um médico especialista.

Para agendar o seu check up com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.