Conheça mitos criados pelas pessoas e entenda com mais detalhes as verdades sobre a Cirurgia de Vasectomia.

A vasectomia é um método contraceptivo seguro, eficaz e muito buscado por homens que já foram pais e não desejam ter mais filhos para o resto da vida. Embora seja uma cirurgia considerada simples, ainda tem pacientes que possuem alguns preconceitos em relação a vasectomia.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a cirurgia de Vasectomia.

  1.  A cirurgia de Vasectomia dói?

Não, isto é mito! A vasectomia é feita com anestésico tópico e local na bolsa escrotal, sem a necessidade de manipulação dos testículos, pois a cirurgia é realizada apenas no canal deferente.

Após a anestesia é realizado uma incisão de  0,5 cm na pele que permite a localização e ligadura do canal deferente direito e esquerdo, apenas com uma micro incisão.

  1. A cirurgia de Vasectomia é um método contraceptivo irreversível?

Parcialmente. Embora seja considera um método definitivo de contracepção, existe a cirurgia de reversão da vasectomia, procurada por homens que no decorrer dos anos mudaram de ideia e que desejam ser pais novamente.  

  1. A Vasectomia gera impotência sexual?

Mito! O bloqueio dos canais deferentes impede apenas a passagem dos espermatozóides. A produção hormonal e mecanismo de libido não sofre nenhum impacto ou alteração.

  1. Todo homem pode realizar a Vasectomia?

Mito! No Brasil a vasectomia só é permitida para homens com mais de 25 anos ou 2 filhos, sendo necessário um período mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade de realização do procedimento até a data da vasectomia.

  1. A Vasectomia causa diminuição do pênis?

Mito! A Vasectomia é feita na pele escrotal com um corte mínimo. Não ocorrem mutilações no pênis.

  1. A Vasectomia engorda?

Mito! A cirurgia se restringe no bloqueio da passagem de espermatozóides, não alterando em nada o sistema endocrinológico do homem.

  1. Após a Vasectomia, irei sentir dores no pênis ou menos prazer durante a relação sexual?

Mito! Após 1 semana, o paciente pode ter relações sexuais com sua parceria, normalmente, sem dores.

Consulte sempre um Urologista!

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.