Depressão é algo muito desgastante para o corpo e para a mente. No entanto, usar remédios antidepressivos pode ser uma maneira eficaz de aliviar os seus sintomas.

 

Porém, para algumas pessoas, tomar antidepressivos pode causar problemas sexuais. Um efeito colateral é a disfunção erétil: a dificuldade para obter ou manter uma ereção. Outro ponto é que este tipo de medicamento costuma retardar muito a ejaculação. Inclusive, alguns deles são indicados para ejaculação precoce.

 

A disfunção erétil é um problema comum, afetando quase metade dos homens com idade entre 40 e 70 anos. Pode ser causada por problemas físicos como diabetes ou doenças cardíacas, problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, ou ainda, pode ser efeito colateral de certos medicamentos.

 

Uma ereção saudável ocorre quando o sangue enche as câmaras do pênis (conhecidas como corpos cavernosos) como resposta à excitação sexual. Para evitar que o sangue escape das câmaras, um tecido extensível mantém o sangue na região até que o homem ejacule ou até que a excitação termine.

 

Em resumo: ter uma ereção é uma interação complexa entre o sistema nervoso, os hormônios e os vasos sanguíneos. Problemas em qualquer parte desse processo são uma forma de disfunção sexual.

 

Antidepressivos podem causar Disfunção Erétil?

Sim, alguns tipos de antidepressivos podem causar esta condição, mas isso não significa que você deva parar de tomá-los para recuperar a sua vida sexual.

 

Segundo estudos, homens com depressão têm 70% mais chances de sofrer de disfunção erétil. E embora uma das melhores maneiras de remediar a depressão seja tomando remédios para este distúrbio, os problemas de saúde sexual poderão persistir.

 

É importante observar que nem todos os antidepressivos estão associados a efeitos colaterais sexuais. De fato, alguns estudos descobriram que a bupropiona e a nefazodona, um antidepressivo usado para tratar o transtorno depressivo maior, podem melhorar a função sexual.

 

Embora muitos homens possam sentir vergonha de falar sobre disfunção erétil, é importante lembrar que não se está sozinho. A disfunção erétil é um problema comum que afeta homens de todas as raças e tipos físicos, e é possível controlar a disfunção sexual induzida por antidepressivos.

 

Se você está tomando um antidepressivo ou notou problemas com sua função sexual, confira no site do CBU mais informações sobre esta disfunção.

 

O Centro Brasileiro de Urologia é especializado em saúde do homem, vasectomia, reversão de vasectomia e outras doenças urológicas. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

 

Marque seu atendimento pelo telefone (11) 3046-3690 ou Whatsapp: (11) 94479-6009.