O “caso Ludmila”

No mês de maio deste ano, a cantora Ludmila procurou o hospital com fortes dores abdominais. Ela foi diagnosticada com o quadro de pielonefrite aguda complicada. O caso foi sério e ela chegou a ser tratada com morfina.

Mas afinal, o que é pielonefrite?

A pielonefrite é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga.

Essa infecção pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio pontual.

Como acontece a infecção e quais os riscos para a saúde?

Na maioria dos casos, o agente infeccioso se instala inicialmente na uretra e na bexiga. No caso de falta de tratamento adequado, ele pode chegar até os ureteres e os rins.

A pielonefrite inspira cuidados médicos, exigindo internações em muitos casos. Isso acontece não só pela possibilidade de causar lesões que comprometam as funções renais, como também pelo risco de a bactéria ganhar a circulação e se espalhar por todo o organismo.

É preciso tomar cuidado especialmente com as crianças, os idosos e as pessoas que têm o sistema imunológico alterado por doenças ou tratamentos.

Conheça os sintomas da pielonefrite

As manifestações da pielonefrite podem ser muito parecidas com as da cistite. Isso significa que o paciente se queixa de dor nas costas (logo abaixo da última costela). Além disso, sente vontade de urinar com frequência, dor e ardência ao fim da micção e presença de urina escura e com odor desagradável.

Nos primeiros sintomas, busque ajuda

É importante alertar que a queda na imunidade e a ausência de um combate adequado ao microrganismo contribuem consideravelmente para que a bactéria avance.

Além disso, o acesso do agente infeccioso às estruturas funcionais dos rins pode ser facilitado por alguns fatores. São eles: as malformações do aparelho urinário, o refluxo de urina da bexiga para os rins, a formação de cálculos (pedras nos rins) ou qualquer outro tipo de obstrução local.

Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre a pielonefrite, agende uma teleorientação sem custo, pelo nosso site, clicando aqui.