Saiba mais sobre a varicocele e entenda porque ela é tão temida pelos pacientes.

A varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação das veias localizadas no testículo do homem. É  conhecida popularmente como varizes das veias testiculares. A dilatação da veia ( varicocele ) é provocada pelo mau funcionamento das válvulas venosas locais, associadas ao refluxo venoso.

Causas

As causas da varicocele estão relacionadas ao fator hereditário, em que pacientes com histórico familiar de varizes e hemorróidas são mais propensos a também desenvolverem as varizes testiculares.

Diagnóstico

Geralmente, o diagnóstico da varicocele já é dado na própria consulta com o Urologista, após avaliação clínica. E, em caso de dúvidas, o profissional irá solicitar ultrassom dos testículos com doppler colorido.

Por que a varicocele preocupa tanto os pacientes?

A preocupação gira em torno do tema da infertilidade. Sabe-se que a varicocele é a principal causa tratável da infertilidade masculina. As veias testiculares têm função importante no resfriamento dos testículos, que precisam estar mais frios que o restante do corpo para perfeito funcionamento.

As varizes (veias dilatadas) prejudicam este mecanismo e, como consequência, provocam um estresse oxidativo local. Por conta disso, muitos pacientes com a doença terão seus espermogramas alterados ou apenas saberão da doença ao tentarem engravidar suas parceiras e não obterem êxito.

Dessa forma, ressaltamos a importância de visitar um Urologista regularmente e verificar os resultados dos seus exames de rotina. O check up urológico identifica precocemente a doença, e se for necessário, já pode entrar com intervenção médica para tratá-la, antes mesmo de você desejar ser pai.

Todo homem com varicocele é infértil?

Não! A doença varia do grau I ao grau III, em que somente os pacientes com graus II e III podem ter sua fertilidade afetada.

Tratamentos

Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhor. Existem os pacientes que nem precisarão ser tratados (aqueles com grau leve), apenas acompanhados anualmente. Aqueles que tiverem os graus moderado e intenso da doença, com comprometimento clínico e laboratorial identificados, deverão ser tratados o quanto antes, pois com o tempo, as varizes causam prejuízos cumulativos à região.

O tratamento é cirúrgico, através de uma microcirurgia. Os resultados são muito eficazes, podendo melhorar significativamente o espermograma em até 60% dos casos.

Consulte o seu Cirurgião-Urologista de confiança para a realização de um check up e também para realizar a sua intervenção cirúrgica.

Conte com a equipe do CBU!

Agendamentos através do (11) 3046-3690 ou agende on-line por aqui!