A norte-americana Dena Grayson, especialista em doenças infecciosas, levantou a hipótese de que homens com Covid-19 apresentaram disfunção sexual após ficarem infectados com o vírus. Estudos iniciais foram divulgados na sequência, reforçando a hipótese.

O autor do estudo Ranjith Ramasamy, MD, professor associado e diretor do Programa de Urologia Reprodutiva da Escola Miller, informa que a pesquisa indica que o coronavírus pode causar disfunção endotelial (desequilíbrio na produção endotelial de mediadores que regulam o tônus vascular) generalizada em sistemas orgânicos além dos pulmões e rins, provocando lesões e até trombos.

Para ficar ereto, o pênis precisa ser irrigado com bastante sangue para ficar rígido. E já como falamos acima, o vírus às vezes compromete a circulação.

Outro ponto importante a ser considerado, é que as infecções agudas podem provocar uma baixa de testosterona no organismo. Estão ocorrendo outros estudos médicos internacionais que vão avaliar essa questão mais profundamente.

E um último ponto que também precisa ser levado em consideração durante esse tempo de pandemia e de isolamento social é a saúde emocional das pessoas que tem sido comprometida desde que tudo isso começou.

Ficar por um longo período sem se relacionar pessoalmente e por medo de contrair ou transmitir a doença também pode ter a sua potência prejudicada por questões emocionais.

O impacto psicológico para pacientes com Covid-19 mais grave, que precisaram ficar internados ou intubados em UTI, pode gerar ansiedade, depressão e alterações da saúde mental que podem impactar na performance e função sexuais.

Se você perceber que está tendo dificuldades, busque orientação de um urologista. Este é o médico especialista que poderá ajudá-lo a entender a causa do problema e recomendar qual a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Gostaria de saber mais a respeito do impacto da Covid-19 na saúde urológica? Entre em contato conosco.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.